terça-feira, 4 de março de 2008

As nossas deslocações à cidade do Porto


Com o intuito de conhecer a realidade da patologia por nós estudada, o nosso grupo de trabalho deslocou-se por duas vezes à Invicta, nos passados dias 31 de Janeiro e 19 de Fevereiro.


31 de Janeiro


Nesta primeira visita, fomos recebidos incialmente no Hospital de S.João pela Endocrinologista Gabriela Namora, que nos explicou todo o processo de diagnóstico e tratamento da patologia "Diabetes Gestacional". Também agendámos a próxima deslocação a esta instituição a fim de observarmos o serviço de Consulta Externa de Obstetrícia, e contactarmos com a nutricionista, a grande responsável pelo sucesso do tratamento.

Na parte da tarde, deslocámo-nos até à Maternidade Júlio Diniz onde fomos recebidos pela enfermeira Alcina Borges e a analista Ana Maria que nos conduziram à sala de colheitas. Aí ficámos a conhecer o modo como é realizado o rastreio, o diagnóstico e a reclassificação desta doença gestacional. De seguida, dirigimo-nos ao laboratório da Maternidade onde as colheitas são analisadas, onde pudemos conhecer os aparelhos utilizados (centrífuga e vitros 250) e também assistirmos a uma simulação da análise de uma amostra de sangue (análise de química seca).




19 de Fevereiro


Nesta 2º deslocação ao Porto, o objectivo era conhecer o meio hospitalar onde esta patologia é tratada e ainda, assistir às colheitas de sangue realizadas a grávidas que desenvolveram a doença.

Por volta das 11.30 da manhã, chegámos à Maternidade Júlio Diniz onde a analista Fátima Almeida nos aguardava na sala de colheitas, já por nós conhecida. Aí, conhecemos três grávidas, que estavam a realizar a Prova de Tolerância Oral à Glicose (PTOG), e ainda outra analista que desenvolveu Diabetes Gestacional devido à sua Gravidez Gemelar.

Após a realização das recolhas de sangue, deslocámo-nos ao Hospital de S.João onde fomos recebidos novamente pela Endocrinologista Gabriela Namora. De seguida, foi-nos apresentada a nutricionista Fátima Gaspar, com quem tivémos uma longa conversa acerca do tipo de alimentação adequada para grávidas que sofrem desta patologia. Posteriormente, a enfermeira Jacinta apresentou-nos o serviço e explicou-nos como é feita a abordagem às grávidas após ser diagnosticada a doença. Depois de exempleficar o modo como as doentes controlam a Diabetes várias vezes ao dia, a enfermeira contou-nos ainda histórias reais de grávidas que lidaram com a doença e foram bem ou mal sucedidas. Finalmente, disponibilizou-nos ainda um boletim de grávida, um diário do diabético e umas brochuras.

Insulina - Será necessário?


Se mesmo com um plano alimentar adequado o açucar não baixar, torna-se necessário a ajuda da insulina.
A insulina ajuda a baixar os níveis de açucar no sangue.


Mas pode ter alguns riscos se: Administrar a insulina e saltar ou atrasar uma refeição pode provocar uma baixa de açucar no sangue.


Aparecimento de sintomas como: Desfalecimento ou agressividade, fome subita, dor de cabeça, taquicardia, sudação, tremulo, enjoos.


Como agir: Faça uma pesquisa de glicemia para avaliar o nível de açucar. Se o valor for inferior a 50mg\dl, beba chá ou um pacote de açucar (uma colher das de chá ou um pacote de açucar). Aguarde alguns minutos. Após o qual antecipa a refeição seguinte ou come colachas ou pão até à proxima refeição. Se o valor continuar inferior a 50mg\dl repita o tratamento, se mesmo assim não subir dirija-se ao serviço de urgência.

Como é que se trata a Diabetes durante a gravidez?

É efectuado com a ajuda de 3 elementos fundamentais, que ajudam a reduzir o nível de açúcar no sangue :




  • Alimentação

A nutricionista vai orientar a sua alimentação que, sendo restritiva, vai de encontro aos seus gostos e ao tipo de vida/profissão que tem.




- Deve cumprir rigorosamente os horários e quantidade prescritas;




- Pode vir a perder peso sem que isso prejudique o bébé;




- Não tenha receio porque não vai passar fome.






  • Exercício físico


O exercício físico ajuda a descer os níveis de açúcar no sangue.



São recomendados exercícios, como por exemplo a marcha, a natação e todos os exercícios considerados como " preparatórios" para o parto ( deve aconcelhar-se com o seu médico sempre ).









  • Tratamento com Insulina

Quando com a dieta instítuida pela nutricionista não se consegue controlar o nível e açúcares no sangue ainda a endocrinologista irá receitar a administração de insulina sobcutânea.

Quanto mais normal estiver o valor do açúcar circulante no sangue ( glicemia ), melhor será o bem-estar do bébé.